Diante da importância da Segurança Pública para a sociedade e dos seus inúmeros desafios, debater e refletir a questão em busca de soluções factíveis se torna imprescindível nos dias atuais. Seguindo esse pensamento é que a cúpula da Segurança Pública de Mato Grosso, composta pelo secretário Diógenes Curado Filho e comandantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, diretor geral da Polícia Civil e coordenador do Ciosp, está no Estado do Rio de Janeiro para participar do 1º Seminário de Segurança LAAD ‘Tecnologia: Modernização, Inovação e Inteligência para a Segurança Pública". O maior evento do setor na América Latina, acontece até a próxima sexta-feira (15) na capital carioca.
O encontro singular reúne apresentações, debates e troca de experiências sobre tendências e soluções tecnológicas inovadoras voltadas à modernização para área da segurança pública no País.
Dentre os temas abordados no evento está o Centro de Comando e Controle, uma das exigências da Fifa nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, como é o caso de Cuiabá. Para tanto, o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Clocy Hugueney Lopes, também integra a comitiva que verifica os equipamentos e tecnologia para o Centro de Comando de Controle, que será construído na capital mato-grossense.
Paralelo ao 1º Seminário de Segurança LAAD, o secretário Diógenes Curado participa também do Colégio Nacional dos Secretários de Estado de Segurança Pública (Consesp), que discute ações comuns e soluções dos estados para área da Segurança Pública. O evento é dividido em cinco câmaras temáticas que debatem policiamento na fronteira; financiamento da segurança pública; tecnologia da informação na aplicação da segurança pública; interação nacional e legislação pertinente à segurança pública.
Mato Grosso apresenta sua prática exitosa com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), representado no evento por seu coordenador, tenente-coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez Filho.
Além do seminário, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino farias; o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues Coronel, participam do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG – PM/BPM) e Conselho Nacional dos Chefes de Policia Civil (CONCPC).