As crianças de sorrisenses fizeram festa em mais uma edição do Programa "Sorriso em Movimento". Cinquenta por cento dos atendimentos feitos nos finais de semana pela equipe da prefeitura são voltados para os pequenos. Neste último sábado (19), na Escola Municipal Rui Barbosa, a alegria estampada rosto de Hemile, de 06 anos, demonstrava o contentamento de participar do projeto. Ela, que é moradora do bairro Morada do Sol, foi uma das 556 crianças que receberam a arte da pintura facial durante o evento, com uma borboleta enorme desenhada no rosto a menina brincava e exibia a face para os coleguinhas. A fila para a pintura facial era uma das maiores do evento. Com muita criatividade, quatro servidoras da Secretaria de Educação fazia diversos desenhos na face das crianças.
Das três edições realizadas este ano, as crianças tiveram cerca de 5.500 atendimentos, num total de 10.882. Atividades educativas e recreativas são oferecidas pelas secretarias de Educação, Esporte e Saúde. A novidade na última semana foi a ação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As crianças foram orientadas e participaram de atividades com os profissionais do núcleo, como psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga e educadores físicos.
Os mais calmos preferem uma sessão de cinema no cinepoca ou ler um livro de literatura infantil na biblioteca. Já os mais agitados vão para o "pula-pula" ou descarregam a energia no jogo de futsal. Também tem a oficina de balões, onde o palhaço Deivid ensina os pequenos a fazer inusitados bichinhos. Para conscientizar as crianças de uma forma lúdica, os técnicos da prefeitura as ensinam jogar o jogo sobre a prevenção à dengue. "Não pode deixar garrafas sem tampas e nem lixo nos terrenos baldios", relata Thaís, de 8 anos, ao terminar o jogo.
Todas as atividades são monitoradas por técnicos e auxiliares que sempre estão de olho nas crianças. Mas, o atendimento aos pequenos não é só diversão. Os técnicos da Secretaria de Sáude levam em todas as edições do programa diversas vacinas para completar o cartão de meninos e meninas. Eles são imunizados contra a poliomielite, rotavirus, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, meningite, pneumonia, hepatite B, sarampo, rubéola e caxumba. E para aliviar a dor da picada da agulha, meninos e meninas se deliciam com o sabor dos picolés e das pipocas distribuídos durante o evento.