Os vereadores Leocir Faccio (PDT) e Hilton Polesello (PTB) estiveram reunidos, esta manhã, com alguns taxistas para discutir a implantação de taxímetros nos táxis. Devido a reclamações de usuários e taxistas quanto à necessidade de padronização dos valores cobrados pelas viagens, o vereador Leocir elaborou projeto de lei, subscrito pelos demais parlamentares, alterando e criando novos dispositivos na lei 611/1997 que regulamenta o serviço de táxi no município.
Se torna obrigatória a instalação de taxímetros nos veículos quando a população do município ultrapassar 100 mil habitantes. A nova proposta altera para 60 mil o número necessário para a obrigatoriedade de instalação dos aparelhos registradores. "O porte de nossa cidade pede a implantação deste serviço", diz Faccio, salientando que muitos munícipes reclamam da diferença de valores cobrados pelos taxistas com relação aos mesmos trechos, pois não há hoje uma tabela de preços fixos, sendo livre a cobrança. "Entendemos que este será um mecanismo de controle para que os usuários não se sintam explorados pelos taxistas. A medida possibilita a padronização do valor da corrida e traz credibilidade para o serviço de táxi", defende.
Segundo o vereador, os profissionais da classe se mostraram favoráveis a alteração, entendendo ser uma forma de organizar a prestação de serviço. "Eles entendem que, com a instalação do taxímetro os motoristas ganharão o que é justo e o usuário pagará o que é justo também".
O projeto de lei propõe ainda a criação de novos dispositivos, como os fatores a serem considerados no cálculo da tarifa e os casos de adicionais que serão incorporados ao valor, como as situações de bandeira 2, os limites quanto à bagagem e a hora parada.