Integrantes do Centro Acadêmico de Economia da Unemat fizeram, esta manhã, manifesto silencioso, solicitando que a prefeitura coloque à disposição da população uma importante obra, que é o Centro de Eventos “Dante de Oliveira”. A obra foi inaugurada em dezembro de 2008, pelo ex-prefeito Nilson Leitão e faltariam alguns ajustes internos para entrar em funcionamento. Mas, até agora, não foi aberto.
Cerca de 40 acadêmicos estiveram em frente ao centro e expuseram que Sinop se tornou um grande pólo de educação, gerando uma rápida e crescente demanda por esses bens e serviços culturais. Os jovens anseiam por possibilidades de entretenimento, cultura e arte na sua busca por se tornar um cidadão em sua plenitude, é inaceitável termos esta grande conquista sem poder, ao menos, ter acesso a área interna.
A presidente do centro acadêmicos de Economia, Marina Romão, ressaltou que “o Centro de Eventos é um espaço público, financiado pela sociedade civil através do pagamento de impostos, que poderia ser utilizado para diversas atividades sociais e culturais que vão desde um espetáculo de teatro, dança, shows musicais, ou de uma feira de artes plásticas, artes aplicadas, artesanato, moda a um lançamento de produto de uma empresa. Deste modo, atendendo crianças, jovens e adultos de todas as esferas e classes sociais, nao podemos ser coniventes com a omissão do poder público”.
Os participantes do manifesto expõem, ainda, que além de aberto, o Centro de Eventos necessita de um planejamento de gestão especifico, para que obtenha autonomia garantindo, assim, fluxo de pessoas e atividades.
A prefeitura está providenciando para dia 14 de abril, uma feira de artesanato, marcando a abertura do centro.