Amanhã, as 16h, haverá a entrega da nova estrutura do Ecoponto, e a assinatura do termo de cessão de uso à Associação do Setor de Pneumáticos de Sorriso (ASPS), que gerenciará o espaço. O Ecoponto foi criado em novembro de 2005, através de Termo de Cooperação realizado entre a Prefeitura de Sorriso através da Secretaria Municipal de Agricultura (SAMA) e Meio Ambiente e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), visando atender a resolução CONAMA 258, de 26 de agosto de 1999.
A Resolução preconiza que as empresas fabricantes e importadoras de pneus ficam obrigadas a coletar e dar destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção as quantidades fabricadas e ou importadas.
Sorriso é um grande gerador de resíduos desta ordem "pneus inservíveis ou inutilizados". No ano de 2010 a Prefeitura, através do Ecoponto, encaminhou para destinação final adequada 284 toneladas de pneus inservíveis que haviam sido descartados no município de Sorriso.
Diante de uma demanda crescente e contínua de geração de resíduos desta ordem, o setor que trabalha com pneus no município de Sorriso foi convidado a se organizar em forma de associação para assumir a gestão ambiental do Ecoponto, começando então em agosto de 2009 a articulação através de reuniões, audiências e outros eventos que resultou na formalização da ASPS.