quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Exame para contabilistas será aplicado em 5 cidades do Estado

PUBLICIDADE

Sinop, Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis são as cidades onde serão aplicadas o exame de suficiência para bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade, no próximo dia 27. A quantidade de inscritos no Estado não foi divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), que organizam a prova. No país, são 14.251 bacharéis e 2.356 técnicos inscritos.

As provas serão realizadas, em todo o país, no mesmo horário: 8h30 às 12h30 (horário de Brasília). Os inscritos nos municípios de Alta Floresta, Juína e Tangará da Serra, farão as provas em Sinop e Cuiabá, respectivamente. Nestas, não houve número suficiente de candidatos inscritos para que a prova fosse aplicada nas localidades.

Em Sinop, o exame será realizado em uma universidade particular, na avenida Alexandre Ferronato, setor Industrial; Em Rondonópolis, a prova será em uma instituição na avenida Floriano Peixoto, centro; Na cidade de Cáceres, a escola estadual União e Força, será sede. Já em Barra do Garças será em uma faculdade na avenida Antônio Cortes e, em Cuiabá, em uma universidade privada na avenida Beira Rio, Jardim Europa.

A lei (12.249) que garantiu a retomada do exame de suficiência foi sancionada em 11 de junho do ano passado. A nova redação da lei estabelece que para exercer a profissão, o profissional deverá ser formado, aprovado no exame e ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Conforme Só Notícias informou, o exame não era realizado desde 2005 quando, segundo o CFC, projeto de lei que havia sido aprovado pelo congresso nacional acabou vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo seria equívoco de análise. O objetivo é melhorar os trabalhos da classe contábil. Números apontam que entre o período de 2000 a 2005, quando o exame era aplicado, de uma média de 158 mil candidatos inscritos, apenas 68 mil foram aprovados no país.

Atualmente, no Estado, estão registrados 6.547 contadores e 2.434 técnicos em contabilidade, resultando em 8,9 mil profissionais em atividades. No país, há cerca de 291,5 mil contadores e 203,1 mil técnicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE