quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

OAB aponta para governo graves problemas na cadeia de Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro,enfiou para a Secretaria de Segurança Pública do Estado e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além do Procurador-Geral do Ministério Público ofícios relatando “problemas graves”na cadeia de Lucas do Rio Verde, que está superlotada com cerca de 180 – mais que o dobro de sua capacidade.  O presidente da 21ª subseção, Abel Sguarezi, relatou para a OAB Estadual que há também falta de servidores, há risco iminente de fugas, e que advogados não estão conseguindo conversar com presos.

Sguarezi relatou que, desde o início do ano passado, recebeu reclamações de advogados impedidos de entrar na cadeia e de conversar de forma reservada com seus clientes. A Subseção chegou a promover uma ação entre os advogados da região para a construção de um parlatório, porém, o problema não foi solucionado, informa a assessoria. Na semana passada, novamente advogados não conseguiram contatos com clientes que estão atrás das grades.

A cadeia tem sete servidores, sendo três efetivos e apenas um está em atividade, sendo que as instalações são precárias gerando falta de segurança. Também falta de viatura para deslocamento dos apenados para tratamento de saúde e audiências. De acordo com a assessoria da OAB,  o diretor da unidade destacou ainda que enviou 715 ofícios, quatro comunicações internas e quatro portarias internas relatando a situação para a Superintendência de Gestão de Cadeias, Ministério Público e ao juiz corregedor da cadeia local. Apontou tentativas de entrega de “encomendas” aos presos, que não foi efetivado porque a Polícia Militar e os agentes em atuação flagraram a atuação dos criminosos, tendo um sido preso em flagrante.

É esperada para este ano o início da construção da nova cadeia de Lucas, afastada da cidade (a atual está na área central), com capacidade para 150 detentos. Foi firmado convênio entre governo e prefeitura para serem investidos cerca de R$ 1,3 milhão. Conforme Só Notícias já informou, cerca de R$ 300 mil devem ser viabilizados em parceria com a iniciativa privada para construir a unidade prisional, que deve receber presos de Tapurah e Ipiranga do Norte. Ainda não foi confirmado se a cadeia fica pronta este ano.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE