PUBLICIDADE

Nova Mutum debate propostas do 13º Congemas no Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE

A primeira dama e secretária municipal de Ação e Promoção Social de Nova Mutum, Karla Lautenschlager, que é também presidente do colegiado estadual dos gestores municipais de assistência social, participou, nos dias 27 e 28 de janeiro, do 13º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Bonito (MS). Em pauta estiveram as políticas públicas que permitam a melhora nos serviços prestados à sociedade, por meio da implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Foi debatida a valorização dos trabalhadores, qualificação da gestão, do desenvolvimentos de programas voltados para a melhoria no atendimento a população, entre outras temáticas. Os resultados obtidos serão levados para o Encontro Nacional do Congemas, a ser realizado entre os dias 18 e 20 de abril de 2011, em Belém (PA), assim como para a Conferência Nacional de Assistência Social prevista para ocorrer no fim do ano, em Brasília .

Karla destacou que o encontro foi de suma importância para nortear os trabalhos a serem desenvolvidos, respeitando as peculiaridades de cada município. “Além da troca de experiências entre os gestores municipais, este encontro está proporcionando ferramentas para aprimorarmos ainda mais os trabalhos voltados para a área social”, salientou.

Nos cinco anos de implementação, o Suas já se fez presente em 5.532 municípios brasileiros, o que representa cerca de 99% do cenário nacional, abrangendo mais de 20,4 milhões de famílias referenciadas. As informações foram repassadas pela secretária nacional de Assistência Social, Maria Luiza Rizotti, durante palestra sobre o papel dos municípios na gestão descentralizada do Suas.

Já em Mato Grosso, conforme informou o secretário de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior, 100% dos municípios de Mato Grosso contam com o Sistema Suas. “A meta agora é expandir os programas por meio da instalação de mais Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referências Especializadas”, salientou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE