A equipe que conduz os procedimentos de transição da atual para a gestão 2011-2013 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso já concluiu a primeira fase dos levantamentos para a elaboração do relatório de diretrizes da nova gestão. Essa ação inicial, que envolveu contato direto e conhecimento dos projetos em andamento em todas as áreas do Poder Judiciário, proporcionou uma ampla visão do funcionamento dos setores, antecipando alternativas para a fixação de novos marcos administrativos. A segunda fase dos trabalhos da equipe, já iniciada, consiste na compilação dos dados coletados.
De acordo com o técnico judiciário Afonso Vitorino Maciel, membro da equipe de transição, essa é uma das fases mais trabalhosas, uma vez que as informações devem ser transformadas em dados gerenciais, ao tempo que o contato com as áreas precisa ser mantido. "Esse é o nosso desafio atual, tendo em vista o tempo e a extensão do material coletado", salientou. A terceira fase dos trabalhos consiste na elaboração das diretrizes que, por sua vez, deverão manter consonância com o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de Mato Grosso. Este, por seu turno, segue as linhas gerais do Planejamento Estratégico Nacional, cujo acompanhamento está a cargo do Conselho Nacional de Justiça.
Também integrante da equipe de transição, a analista judiciária Eva Lopes de Jesus ressaltou como valiosa a colaboração prestada pelas áreas até aqui. "Muitas têm cedido servidores para a realização do trabalho de levantamento e, consequentemente, participado ativamente desse processo", destacou. Lembrando ser a primeira vez que uma equipe de transição é organizada segundo as recomendações do CNJ, Afonso Maciel apontou o empenho em levar em consideração todas as medidas voltadas para assegurar prestação jurisdicional mais eficaz, entre as quais, maior coesão entre as áreas. "Todos estamos alinhados em busca de uma linguagem única. Desde a compra de um produto até o resultado de um processo, nosso objetivo é a melhoria da prestação jurisdicional", consignou Eva de Jesus.
Trabalho em equipe – Os trabalhos do grupo tiveram início em 5 de novembro de 2010. Dois magistrados e sete servidores compõem a equipe que tem entre suas atribuições o levantamento de aspectos básicos, como proposta orçamentária e orçamento com especificação das ações e programas; estrutura organizacional com completo detalhamento do quadro de pessoal; relação de contratos em vigor e respectivos prazos de vigência; relatório de gestão fiscal do último quadrimestre; planejamento estratégico; estatística processual; infraestrutura existente; entre outras.
Os trabalhos da equipe de transição, constituída conforme determinações da Resolução nº 95/2009 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a transição dos cargos nos órgãos de direção do Poder Judiciário, seguem concentrados na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, em Cuiabá.