O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou, nesta semana, as obras de drenagem que vão beneficiar diretamente três bairros e milhares de moradores da região sul de Nova Mutum. Trata-se do complemento da obra de duplicação da rodovia BR-163, dando destinação adequada às águas pluviais captadas ao longo das travessias urbanas. São mais de 2,2 mil metros de extensão, com tubulação de 1,5 metros de diâmetro e investimento de cerca de R$ 3 milhões.
De acordo com o prefeito Lírio Lautenschlager, com a drenagem concluída será possível continuar as obras asfálticas nos bairros Alto da Colina e Parque do Sol. "O volume de água que escoa nessa região é muito grande. Sem uma drenagem adequada não tínhamos condições de construir asfalto. Agora, com esse investimento do Dnit, isso será possível". A canalização inicia na perimetral das Samambaias, no extremo sul, e se estende até a avenida das Seriemas, onde ligará a um sistema já existente.
A expectativa é de que a obra seja concluída dentro de no máximo três meses. Para solucionar o problema com as águas pluviais na região sul da cidade, a prefeitura também está investindo recursos próprios na canalização. No ano passado foram mais de 4.600 metros de tubulação, principalmente nos bairros Alto da Colina, Colina II e Jardim Imperial. Os bairros Jardim Imperial e Alto da Colina também já receberam 22.946,58 metros quadrados de asfalto. No bairro Colina II foram 12.100m² de asfalto, mais 1.600m de galerias pluviais.