Bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade da região que pretendem atuar na área deverão passar pela primeira edição do exame de suficiência, que será realizado em 27 de março, em todo o Brasil. O período de inscrição, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) começa nesta 2ª feira (10) a 11 de fevereiro.
O edital está disponível no site da Fundação Brasileira de Contabilistas, encarregada pelo processo, que será constituído por duas modalidades, sendo para bacharéis em ciências contábeis e, outra para técnicos em contabilidade. Poderão se inscrever candidatos que tenham concluído ou que concluirão até o dia da prova, os cursos. Os aprovados terão dois anos para requererem seus registros no Conselho Regional de Contabilidade.
A lei (12.249) que garantiu a retomada do exame de suficiência foi sancionada em 11 de junho do ano passado. A nova redação da lei estabelece que para exercer a profissão, o profissional deverá ser formado, aprovado no exame e ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
A taxa é de R$ 100. A prova será entre 7h30 e 11h30. Os locais para realização serão informados até dia 25 de fevereiro. No dia será permitido o uso de máquina calculadora, desde que o modelo não possua sistema de armazenamento de texto. As provas serão compostas por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada item. Será considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50% do total das questões.
O exame não era realizado desde 2005 quando, segundo o CFC, projeto de lei que havia sido aprovado pelo congresso nacional acabou vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo seria equívoco de análise. O objetivo do exame é melhorar os trabalhos da classe contábil. Números apontam que entre o período de 2000 a 2005, quando o exame era aplicado, de uma média de 158 mil candidatos inscritos, apenas 68 mil foram aprovados no país.
Atualmente, no Estado, estão registrados 6.547 contadores e 2.434 técnicos em contabilidade, resultando em 8,9 mil profissionais em atividades. No país, há cerca de 291,5 mil contadores e 203,1 mil técnicos.