O governo do Estado estaria impossibitado de iniciar os trâmites para construção do Centro Socioeducativo para Menores Infratores em Sinop, devido a falta de uma documentação para regularização da área. A assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (responsável pelo centros socioeducativos e penitenciárias) informou, ao Só Notícias, ser aguardada ainda a escritura da área doada pela prefeitura para que os trabalhos possam ser iniciados. Este trâmite teria ficado a cargo da administração municipal.
A construção do centro estava prevista para este ano, no entanto, o contingenciamento no orçamento da Sejudh, acabou atingido os trabalhos programados, como anunciou o titular da pasta, Paulo Lessa, em reunião com os deputados estaduais Dilmar Dal”Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB), em fevereiro. Com isso, apenas a unidade de Rondonópolis foi viabilizada.
O terreno destinado ao centro, tem aproximadamente 18 mil metros quadrados e está localizado na estrada Irene. A estrutura deve seguir outros modelos do Estado, como anunciado pelo governo, ano passado, ao ser anunciada a obra, com dormitórios, cozinha, refeitório, lavanderia, oficina/escola, posto de saúde, quadra de areia e quadra coberta, além de espaço para administração, estacionamento, centro ecumênico e de convívio.
Enquanto isso, estão sendo finalizadas as contruções de quartos com capacidade para abrirem 15 menores, ao lado da cadeia feminina, de forma provisória. A Sejudh já solicitou ao governo do Estado a nomeação dos servidores que atuarão no local.
Outro lado
Só Notícias entrou em contato com assessoria da prefeitura em relação aos trâmites da escritura para o centro, no entanto, as ligações não foram atendidas.