A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que, até quarta-feira (19), 53 pontos de ocupação dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, na região do Araguaia, foram vistoriados pelos oficias de Justiça juntamente com a força-tarefa do governo federal. Segundo nota do órgão, desde segunda-feira (17), foram registrados poucos focos de resistência e um número crescente de saídas voluntárias.
Desde o início da operação até o momento, o Incra já cadastrou 194 famílias para análise de perfil com vistas ao reassentamento em programas da reforma agrária. Já foram consideradas aptas 80 famílias e as avaliações dos cadastros prosseguem. O Projeto Casulo, no município de Alto Boa Vista, denominado "PAC Vida Nova", está em fase de desenvolvimento pelo Incra e beneficiará 300 famílias ocupantes da localidade de Posto da Mata.
Os trabalhos da força-tarefa, composta por servidores do Incra, Funai, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Exército seguem, sem interrupção, durante todo o período de festas.
Conforme Só Notícias já informou, no primeiro dia de desocupação houve confronto entre os moradores da região e a força policial. Algumas pessoas ficaram feridas, mas sem muita gravidade.