A maioria dos idosos abrigados Lar dos Vicentinos, em Sinop, é em função de maus tratos sofridos pela família. De acordo com a coordenadora, Angela Claudia Fridrich, atualmente a entidade abriga 15 pessoas de Sinop e região. O que está há mais tempo no local vive no lar há 13 anos. O mais velho tem 97 anos.
Os idosos são encaminhados para a instituição por meio de ordem judicial. A coordenadora destacou que as visitas podem ser durante a semana inteira. "Muitos sofriam maus tratos por parte dos familiares. Todos que estão aqui não recebem visitas de parentes, quem visita é a comunidade da cidade", descreveu.
A casa oferece aos idosos atividades recreativas e grupo de orações. "Alunos de várias escolas e universitários fazem visitas com freqüência e realizam algum tipo de atividade com eles [idosos]".
Angela explicou, ao Só Notícias, que as despesas são altas e 90% dos recursos vem de doação, realizada pela população. Alguns idosos sofrem de doenças crônicas e inspiram cuidados. "Gastamos em média R$ 2 mil por mês só com remédios".
Com a proximidade do Natal, Angela, disse que costuma fazer a ceia e que a população pode participar. O lar funciona há 13 anos e tem 12 funcionários. A capacidade é para abrigar 25 idosos, mas já chegou a atender 36.