PUBLICIDADE

TRT conclui implantação do sistema de processos eletrônicos em MT

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) encerrou os trabalhos de expansão do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), ontem, o implantando oficialmente na na Vara de Jaciara (agora 20 unidades de primeira instância operam o sistema). Participaram da solenidade o presidente do tribunal, desembargador Tarcísio Valente, os juízes do trabalho substitutos, Leopoldo Antunes e Bianca Doricci, além de autoridades locais, servidores e público em geral.

O presidente destacou os esforços desenvolvidos para alcançar o feito, e citou ainda a contribuição dada pelo órgão para o desenvolvimento do sistema em âmbito nacional. Além de enviar servidores para atuarem diretamente na criação do PJe-JT, o TRT/MT realizou inúmeras capacitações e treinamentos para servidores e magistrados de outros tribunais, sendo padrinho na implantação do sistema no TRT do Paraná. "O TRT de Mato Grosso está de parabéns".

O juiz Leopoldo Antunes, que responde pela Vara, tendo em vista que o magistrado titular da unidade, José Hortêncio, está atuando como juiz auxiliar da Presidência, parabenizou a administração do Tribunal pela condução do processo. "A implantação do PJe-JT é fruto do esforço árduo da administração do Tribunal, que tem buscado a celeridade e efetividade na prestação jurisdicional", afirmou.

O magistrado destacou também o aspecto ambiental que reside por trás da instalação do novo modelo de tramitação, tendo em vista a não mais necessidade do uso de papel, o ganho de tempo na tramitação de processos e ainda os desafios que serão enfrentados pela Justiça Trabalhista. "Qualquer mudança tem uma dificuldade inicial e para superá-la é necessário a colaboração de todos".

Além da Vara do Trabalho de Várzea Grande e Jaciara, o TRT mato-grossense também integrou todas as unidades da Capital, Rondonópolis, Sinop, Colíder, Tangará da Serra e Primavera do Leste ao PJe-JT. A implantação do sistema neste último município, aliás, ocorreu nesta quinta-feira (13). O processo estava inicialmente previsto para ocorrer apenas em 2013, mas foi antecipado devido a existência de infraestrutura adequada.

O cronograma do TRT prevê que o PJe-JT esteja instalado em todas as 38 varas do trabalho no Estado já nos primeiros meses de 2013, alcançando, assim, 100% das unidades existentes. Além das varas, a ferramenta também já está em operação no Tribunal, desde maio deste ano.

A Vara do Trabalho de Jaciara recebeu, de janeiro a agosto deste ano, um total de 553 novos processos trabalhistas (além desses, a Vara tem ainda outros 1.010 tramitando na fase de execução). Em 2011, a unidade recebeu 787 processos. A Vara foi criada pela Lei 10.770, de 21 de novembro de 2003, sendo instalada em 1 de agosto de 2005. Além do município de Jaciara, a unidade atende também aos municípios de Dom Aquino, Jucimeira, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e São Pedro da Cipa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Queimada às margens de rodovia é controlada pelos bombeiros no Nortão

O incêndio florestal foi registrado por populares, ontem à...

Cartórios de Mato Grosso fazem mutirão para cadastro de doação de órgãos

Os Cartórios de Notas do Mato Grosso realizarão neste...

Motociclista cai em vala de escoamento após colisão com caminhonete em Sinop

O acidente com motocicleta e uma caminhonete (marcas e...
PUBLICIDADE