PUBLICIDADE

Emissora apresenta último episódio da série sobre Pantanal no sábado

PUBLICIDADE

Os bastidores da produção e os desafios de Lawrence Wahba e Haroldo Palo Jr para filmar a série Brasil Secreto: Pantanal é o tema do último capítulo do documentário que mostra a vida selvagem da maior planície alagável do mundo. O episódio Uma Odisséia no Pantanal será exibido pelo National Geographic (NatGeo) neste sábado (08.12), às 22h30 (horário de Brasília).

Os cineastas Lawrence Wahba e Haroldo Palo Jr enfrentaram uma jornada de 37 semanas no Pantanal para desvendar os segredos da fascinante fauna desse paraíso ecológico.

Whaba se dedica a registrar a vida selvagem desde os anos 90 e já produziu mais de 400 matérias de TV para canais como o NatGeo e Discovery Channel.

Palo Jr é naturalista, fotógrafo e cinegrafista de natureza há mais de 30 anos e teve a oportunidade de chefiar uma equipe de expedição de Jacques Cousteou na Amazônia. Atuou como cinegrafista e produtor da série Planet Earth, da BBC, e dedica a maior parte de sua carreira a documentar o Pantanal.

Os telespectadores poderão conferir como eles conseguiram chegar perto dos animais, subir em árvores e filmar dentro de ninhos, mergulhar em lagoas cheias de piranhas, jacarés e sucuris. Os diretores da série revelam ainda como evitaram onças agressivas para gravar cenas que até cientistas desconheciam.

A série Brasil Secreto é um documentário dividido em três episódios sobre a maior planície alagável do planeta, que é uma das principais atrações turísticas de Mato Grosso. O primeiro programa (Pantanal Selvagem) foi exibido no dia 24 de novembro, destacando o desafio de animais como a onça-pintada e o tuiuiú em sobreviver num ambiente que alaga todos os anos. O segundo episódio, apresentando no sábado passado, revelou o Pantanal das Águas, figurando como personagens principais o jacaré, a ariranha e a sucuri.

Brasil Secreto é a mais completa série documental de natureza já produzida no Brasil, numa coprodução entre a BossaNovaFilms e NatGeoWild, realizada com patrocínio do Governo do Estado do Mato Grosso. A série será exibida em aproximadamente 173 países e 37 idiomas. O NatGeo, reconhecido internacionalmente por seus documentários sobre natureza, está disponível em mais de 485 milhões de lares em todo o mundo. No exterior, o documentário já foi exibido nos Estados Unidos e na Europa no início de novembro.

PANTANAL – O bioma abriga aproximadamente 102 espécies de mamíferos, 652 de aves, 177 répteis, 264 répteis, 264 de peixes, 40 de anfíbios e milhares de espécies de insetos. Anualmente, a maior planície alagável do mundo vive em duas épocas distintas: a seca e a cheia. Conforme a estação do ano, o nível da água chega a variar em até oito metros, forçando os animais a se adaptarem a mudanças extremas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE