O mutirão de coleta de lixo da dengue iniciou, esta manhã, no bairro Jardim Oliveiras. Uma comitiva composta por alunos da escola estadual Paulo Freire, associação de moradores e agentes comunitários da Secretaria municipal de Saúde estarão recolhendo materiais que possam acumular água como vasilhames, latas, plásticos, pneus, entre outros. O mutirão se estenderá durante o dia nos bairros Jardim das Azaléas e Maria Carolina.
No começo do mês foi realizada uma reunião onde foi definido o cronograma de atividades. A partir de então, as reuniões se estenderiam para os bairros escolhidos primeiramente para receberem os mutirões, para que fosse definido em definitivo o início dos trabalhos. Segundo o responsável pelo setor de Vigilância Ambiental, Cesário Alves da Rocha, o próximo bairro a receber a coleta será o Violetas. Os outros serão decididos posteriormente em outras reuniões. A intenção é que os mutirões atinjam toda a cidade, em parceria com as escolas respectivas de cada bairro e também com a associação de moradores. O presidente de bairro ou diretor de escola que estiver disposto a fazer o mutirão, pode procurar o setor de Vigilância Ambiental, que a secretaria dará todo o suporte técnico.
Além da limpeza dos valetões, a Secretaria de Obras estará auxiliando também nos mutirões, fazendo o recolhimento de todo o lixo.
Conforme Só Notícias já informou, Sinop registrou, de janeiro a novembro deste ano, 5.617 notificações doença, sendo 11 graves e quatro mortes. Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde. O aumento de notificações foi praticamente 200% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.897 casos. O município está em segundo lugar com um dos maiores índices de registros da doença. Cuiabá ocupa o primeiro lugar com 10.531 notificações, Várzea em terceiro com 3.009 casos e logo depois aparece Rondonópolis com 1.365.