O Canal National Geographic (NatGeo) estreia, no sábado (24), às 22h30 (horário de Brasília), a série Brasil Secreto: Pantanal, documentário dividido em três episódios sobre a maior planície alagável do planeta, que é uma das principais atrações turísticas de Mato Grosso.
Os cineastas Lawrence Wahba e Haroldo Palo Jr enfrentaram uma jornada de 37 semanas no Pantanal para desvendar os segredos da fascinante fauna desse paraíso ecológico. Whaba se dedica a registrar a vida selvagem desde os anos 90 e já produziu mais de 400 matérias de TV para canais como o NatGeo e Discovery Channel. Palo Jr é naturalista, fotógrafo e cinegrafista de natureza há mais de 30 anos e teve a oportunidade de chefiar uma equipe de expedição de Jacques Cousteou na Amazônia. Atuou como cinegrafista e produtor da série Planet Earth, da BBC, e dedica a maior parte de sua carreira a documentar o Pantanal.
No primeiro dos três programas, quando a enchente anual começa a baixar, as guerras entre as onças-pintadas e jacarés voltam em um cenário com os elementos mais extremos da Terra.
O segundo programa revela jacarés, sucuris e ariranhas espalhando-se por todas as partes durante as enchentes. No programa de encerramento, os cineastas compartilham seus próprios segredos, incluindo como eles capturaram onças-pintadas de forma nunca antes vista.
Brasil Secreto é a mais completa série documental de natureza já produzida no Brasil, numa coprodução entre a BossaNovaFilms e NatGeoWild, realizada com patrocínio do Governo do Estado do Mato Grosso. A série será exibida em aproximadamente 173 países e 37 idiomas. O NatGeo, reconhecido internacionalmente por seus documentários sobre natureza, está disponível em mais de 485 milhões de lares em todo o mundo. No exterior, o documentário já foi exibido na National Geographic Europa no início de novembro.
"A proximidade de Cuiabá com o Pantanal foi um dos fatores que elevaram as chances de Cuiabá ser escolhida com uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A visibilidade que Mato Grosso terá com evento é uma excelente oportunidade para desenvolvermos o turismo e divulgarmos a exuberância e beleza do Pantanal", explicou o secretário-extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
PANTANAL – O bioma abriga aproximadamente 102 espécies de mamíferos, 652 de aves, 177 répteis, 264 répteis, 264 de peixes, 40 de anfíbios e milhares de espécies de insetos. Anualmente, a maior planície alágavel do mundo vive em duas épocas distintas: a seca e a cheia. Conforme a estação do ano, o nível da água chega a variar em até oito metros, forçando os animais a se adaptarem a mudanças extremas.