As belezas naturais do Pantanal Matogrossense e da Chapada dos Guimarães serão os cenários para 15 operadores de turismo portugueses que estarão no Estado de 23 a 29 de novembro conhecendo o que Mato Grosso tem a oferecer ao turista europeu. A iniciativa nasceu após a participação da Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, em Lisboa – Portugal, durante evento promovido pela Embaixada do Brasil, em maio. Ela fez uma apresentação, essaltando as belezas do Estado que se destaca dentre outros quesitos no ecoturismo, turismo de aventura, observação de pássaros e de contemplação.
Para a secretária os reflexos positivos da sua ida a Lisboa é o resultado do encontro com os representantes da El Corte Inglês e da Master Turismo, nas pessoas de Maria Gallardo e Newton Pimentel, respectivamente. "Depois da minha apresentação todos ficaram maravilhados com o potencial turístico que Mato Grosso oferece – desde então estamos construindo o Famtur (viagem familiarizada)" explica.
Teté comenta ainda que, neste primeiro momento, os operadores vão conhecer os pontos turísticos para posteriormente analisar a viabilidade de se ‘vender" o Estado na Europa. "O turista europeu vem mudando seu conceito de roteiro que era direcionado ao turismo de Sol e Praia. Hoje o turismo de aventura e ecoturismo tem sido os principais destinos, por este motivo Mato Grosso se destaca".
Os representantes da rede hoteleira dos dois municípios terão a oportunidade de mostrar seus empreendimentos e investimentos aos portugueses que terão no roteiro a Estrada Parque Transpantaneira, localizada no município de Poconé e as belezas dos paredões, cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.