Cerca de 250 alunos da Escola Estadual Cesário Neto participam, amanhã, às 9h, do lançamento da Campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude". O evento está sendo organizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e visa sensibilizar a sociedade sobre o elevado índice de homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis. Durante o lançamento, a Procuradoria Geral de Justiça e as Secretarias de Segurança Pública e de Educação vão assinar um termo de adesão à campanha.
Em Cuiabá e Várzea Grande, conforme dados divulgados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no ano de 2011, 47,13% dos homicídios com identificação de causa provável foram por impulso ou motivo fútil. No primeiro semestre de 2012, o índice subiu para 53,28%. "Faremos o lançamento nesta terça-feira na Escola Cesário Neto e a partir do ano que vem, pretendemos promover visitas mensais às escolas públicas para tratar do tema da campanha", ressaltou o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.
Segundo ele, o Ministério Público Estadual firmou várias parcerias com emissoras de TVs e jornais da Capital para veiculação da campanha. "Recebemos o apoio de várias veículos de comunicação que contribuirão de forma significativa para massificação da campanha", acrescentou.
A campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude" será veiculada em nível nacioanl até março do ano que vem. O material de divulgação inclui jingles de reggae, rap, sertanejo e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e game online, em fase de desenvolvimento. O material será veiculado, inicialmente, por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor, etc).
Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013.