Dados divulgados no sexto Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, ano passado, houve 465 mortes no trânsito mato-grossense. O saldo é considerado como homicídio culposo (sem intenção de matar) e teve aumento aproximado de 9% em relação aos dados de 2010, quando foram registradas 427 ocorrências.
Os dados informados correspondem ao volume de ocorrências policiais registradas e não, necessariamente, indicam o número de vítimas envolvidas. Em outro quesito, identificado como mortes acidentais no trânsito (mortes decorrentes de acidentes), foram apuradas 158 ocorrências. Queda em relação a 2010, quando foram 191 registradas.
O anuário leva em consideração as informações apuradas pelo Sistema Nacional de Estatística em Segurança Pública e Justiça Criminal; Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministério da Justiça e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nele, há ainda informações sobre mortes em outras circustâncias e outros tipos de crimes.
Conforme Só Notícias informou, o mesmo levantamento apontou que pouco mais de R$ 1.067 bilhão foi investido na segurança pública no Estado, ano passado. O valor é aproximadamente 16,52% maior do que o montante destinado em 2010, que atingiu R$ 915,9 milhões.