As construções das duas novas pontes sobre o rio Coxipó, em Cuiabá, estão com as edificações avançadas e terraplanagem concluídas. As novas rotas de acesso aos bairros e diversas regiões da capital e novas vias que irão desafogar o trânsito da avenida Fernando Corrêa da Costa, deverão ser entregues até o fim de dezembro.
Com a proximidade do término da obra, as pontes serão de extrema importância para aumentar as rotas alternativas e auxiliar a desafogar o tráfego de veículos durante a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A ponte vai ligar o entroncamento da rua Eucaliptos com a avenida Arquimedes Pereira Lima, facilitando o acesso dos moradores do Jardim das Palmeiras, Parque Ohara e outros bairros da região do Coxipó. Com a conclusão da colocação das vigas de concreto, a ponte com 130 metros de comprimento, está na fase de acabamento das cabeceiras e posteriormente a concretagem de pavimentação, que deve ocorrer na primeira quinzena de novembro.
Implantação da interligação entre a Avenida Beira Rio e a Rua Antônio Dorilêo
Com o lançamento das vigas de concreto sendo concluídas, a ponte que terá 155 metros de extensão por 12,8 metros de largura será edificada na interligação da avenida Beira Rio (Jardim Califórnia) com a rua Antônio Dorilêo (bairro Coophema).
A edificação desta via será de extrema importância durante a implantação do novo modal de transportes, o Veículo Leve sobre Trilhos, pois será utilizada como a rota de desvio para os motoristas que trafegarem do centro de Cuiabá rumo aos bairros do Coxipó, Coophema, Vista Alegre e Parque Geórgia, entre outros.
Durante a implantação do VLT, as duas pontes existentes serão extintas para a construção de um novo e moderno viaduto. Além de realizar a transposição do modal de transporte sobre o rio Coxipó, o viaduto irá realizar a ligação da principal entrada de veículos do Sul e Sudeste do Brasil a Cuiabá.