Oito instituições de ensino superior de Mato Grosso são usadas pelo site EAD Center Diplomas na venda de diploma pela internet ao custo mínimo de R$ 410. O interessado não precisa ter cursado nenhuma faculdade e pode se "formar" em qualquer profissão das áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas. Para dar credibilidade ao documento que vende, a página da internet traz a logomarca do Ministério da Educação, além de garantir a publicação do diploma no Diário Oficial da União. O MEC não reconhece o site, acredita se tratar de fraude e acionará a Polícia Federal e Ministério Público Federal.
Ainda como forma de mostrar transparência e credibilidade, o site simula um possível acompanhamento pela rede do andamento do processo, que demora no máximo 5 dias para entregar o diploma.
Do Estado, são oferecidos diplomas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), Univag-Centro Universitário, União das Faculdades de Tangará da Serra-Unitas, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade de Cuiabá (Unic), União de Escolas Superiores de Rondonópolis (Unir), Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur). Por meio de nota, as instituições garantiram não ter qualquer vínculo com a EAD Center. Afirmaram ainda não autorizar o uso do nome da instituição e desconheciam o fato.
Além das universidades mato-grossenses, o site oferece documentos em nomes de instituições de todo o Brasil. A lista consta o nome de dezenas de universidades, separadas por estado, a livre escolha de quem deseja um diploma sem estudar. É possível "formar" até mesmo na área de Medicina, Direito e Engenharia Civil, os cursos mais concorridos na maioria das universidades do país.
Na mensagem de abertura, o site destaca a importância do estudo na vida atual para quem deseja "trabalhar e obter um salário digno em conformidade com a sua formação, no entanto, muitos aprendem a profissão, tem o domínio sobre ela, mas não podem exercê-la, devido a falta de uma formalização".
Na sequência, destaca que não é necessário nenhum documento comprovando a experiência do candidato ao novo diploma, contando apenas com a "sinceridade" do interessado, "para que quando adquirido o diploma não seja irresponsável".
O site oferece ainda total sigilo e segurança, sem a possibilidade da perda de dinheiro no investimento ou recebimento de documento sem validade. "Disponibilizamos o material completo da graduação, que inclui o Histórico com toda a grade de notas, no de Registro Acadêmico (RA), Conteúdo Programático em Apostila e também o indispensável Certificado de Colação de Grau", descreve.
Conforme o EAD Center, o diploma ofertado pelo site possibilita aprimorar os conhecimentos por meio de pós-graduação, mestrado, doutorado, participar de concurso, além de se filiar a Conselho Regional da área de atuação.
Sobre o encaminhamento do processo de confecção da documentação, é preciso que antes o cliente preencha um formulário (não disponível no site) e envie de documentos necessários para regularização. "Após confirmação do pagamento referente a 1ª parcela via depósito bancário ou transferência online (doc), nós providenciamos a entrada dos dados do cliente junto a instituição".