O período de proibição de queimadas encerrará na próxima segunda-feira (15) e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até a última sexta-feira (5) foram registrados 149,1 mil focos de calor, aumento de 117,8% na quantidade em relação ao mesmo período do ano passado (68,4 mil).
A análise é feita a partir dos registros de todos os satélites do instituto (aproximadamente 20). Feliz Natal lidera a relação, com 8,7 mil focos de calor identificados. Paranatinga (7,1 mil) e Colniza (5,9 mil) aparecem em seguida. No mesmo período do ano passado, os “destaques” eram Marcelândia, Nova Ubiratã e Querência, segundo o levantamento.
Ainda segundo os dados do Inpe, desde o início do período proibitivo, em 15 de julho, até a última sexta, foram identificados 125,2 mil focos.
A proibição, que terminaria em setembro mas acabou prorrogada, é determinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e faz parte do Plano Estadual de Controle do Desmatamento e Queimadas em Mato Grosso, cujo objetivo é fortalecer as ações de prevenção, preparação, resposta rápida e responsabilização em relação às queimadas ilegais e incêndios florestais.