Dois cães da raça labrador passarão a auxiliar os bombeiros de Colíder e Alta Floresta nos casos de pessoas soterradas em canteiros de obras, perdidas em região de mata ou em outras situações. Os militares foram capacitados para atuarem com os animais doados e adestrados.
Agora, está em fase de elaboração o centro de treinamento de cães de resgate. A unidade será implantada na 12ª Companhia de Bombeiros de Colíder e contará com canil, pista de treinamento, sala administrativa, almoxarifado para armazenar alimentação, equipamentos, medicamentos e uma viatura para o transporte dos animais.
“Os animais vão subsidiar nas operações de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros e auxiliar outros órgãos de segurança pública em atividades que necessitem de cães de faro. Vale ressaltar que o treinamento de um animal para o resgate dura cerca de um ano e meio, portanto é um trabalho de paciência e de longo tempo para o pronto emprego, mas temos que dar o primeiro passo”, avaliou o tenente BM Marcondes, que trabalha na efetivação do centro, por assessoria.
Os dois animais foram doados pelo consórcio responsável pela construção de da usina hidrelétrica em Colíder, onde um trabalhador de 18 anos desapareceu após ocorrer um deslizamento de aterro, em julho. O rapaz ainda não foi localizado.