Com o objetivo de reduzir possíveis desastres ambientais causados pelas primeiras chuvas e temporais que estão sendo registradas em Mato Grosso, a Defesa Civil divulgou, em seu último boletim, um alerta à população. A principal recomendação é a limpeza de valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas de árvores, areias e pedras que se amontoam naturalmente durante as chuvas.
As primeiras chuvas são geralmente responsáveis pelo arrastamento destes resíduos sólidos até locais inadequados, originando acúmulo de águas pluviais que poderão provocar enchentes ou mesmo inundações nos locais mais baixos. Portanto é extremamente necessário fazer a desobstrução das redes de águas pluviais principalmente junto a pontes, aquedutos e outros de escoamento, fazendo a limpeza desses resíduos.
A Defesa Civil ainda alerta cada cidadão a tomar atitudes sustentáveis, não jogando lixo em locais inadequados, pois com as chuvas, além de causar alagamentos e contribuir com a poluição dos rios, também aumenta o risco de dengue. A recomendação é a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza dos bueiros e das calhas dos telhados de suas residências. O alerta também é feito para evitar contato com a água de inundações, já que elas são contaminadas e podem provocar doenças.
Denúncias de desmoronamentos ou de calamidade pública podem ser feitas diretamente à Defesa Civil, pelo telefone (65) 3613-8400.