quarta-feira, 18/setembro/2024
PUBLICIDADE

Ibama promove hoje palestra sobre queimadas em Sinop

PUBLICIDADE

O Ibama em Sinop promove, hoje, uma palestra gratuita do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre sistemas de monitoramento por satélites de queimadas na Amazônia Legal. Com o objetivo de mostrar as características do funcionamento deste sistema, será explicado como é feita a detecção de queimadas, quais as indicações técnicas, as características das queimadas detectadas, o que é uma queimada do ponto de vista do satélite, entre outras. O evento ocorre das 14h30 às 16h30, nas dependências da Embrapa em Sinop. Estarão participando da palestra, além de representantes do Ibama, Embrapa e Inpe, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A entrada é gratuita.

Segundo o gerente executivo do Ibama em Sinop, Evandro Selva, a palestra será muito importante tanto para os agentes fiscalizadores do Ibama, como também para os agentes dos demais órgãos ambientais que combatem incêndios florestais. Já para a sociedade, a importância está no sentido de orientar o cidadão a utilizar os dados disponíveis na internet, visando a diminuir os riscos de queimadas nas suas propriedades, possibilitando assim, uma melhor prevenção.

Ainda segundo a gerência do Ibama, os dados sobre focos de calor fornecidos pelo Inpe (qualquer pessoa tem acesso a esses dados no site do órgão) servem para que as brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais do Ibama definam suas áreas de atuação, estratégias a serem utilizadas e efetivos. Outra utilidade é a definição de quais municípios serão beneficiados pelo programa de brigadas do Ibama.

É feito uma avaliação dos municípios que tiveram mais focos de calor ao longo do ano, esses dados são cruzados com a localização de remanescentes florestais, terras indígenas e unidades de conservação para serem definidos quais municípios terão um esquadrão de brigada do órgão ambiental federal. O estado de Mato Grosso conta hoje com 270 brigadistas distribuídos em 10 municípios.

O tecnologista do Inpe, Luiz Maurano, ministrará a palestra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pneu estoura e carro capota na BR-163 entre Lucas e Sorriso

O acidente ocorreu esta noite, no trecho da BR-163...

Concurso de conselho regional encerra inscrições na próxima semana; vagas em Sinop

Terminam na próxima segunda-feira (23) o período de inscrições...

MP confirma condenação de líder de grupo criminoso em Mato Grosso por homicídio

O Ministério Público informou, esta tarde, que M. A.G....
PUBLICIDADE