O futuro defensor público geral de Mato Grosso deve ser eleito no próximo dia 1º de novembro e seu desafio será encerrar a crise na entidade que está com seu defensor chefe afastado do cargo sob acusações de irregularidades administrativas e financeiras. A data da eleição foi acertada na 17ª reunião ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública, realizada no final de semana.
As inscrições para concorrer ao cargo máximo da Instituição poderão ser feitas entre os dias 08 e 09 de outubro. Pode se candidatar qualquer membro estável da Defensoria Pública em atividade e com mais de 35 anos à época da posse.
Uma lista tríplice, formada pela escolha dos membros, é encaminhada ao governador que terá 15 dias para prover a escolha do novo defensor público-geral. Se a decisão do chefe do executivo não for oficializada no prazo estabelecido, automaticamente o primeiro da lista é declarado Defensor Público-Geral.
A formação da lista tríplice acontece no dia 05 de outubro, em reunião ordinária do Conselho Superior, com votos dos membros. A escolha do Corregedor Geral, dentre os três mais votados, fica a cargo do Defensor Público-Geral em exercício.
As posses do defensor público-geral, corregedor-geral e ouvidor-geral acontecerão dia 02 de janeiro de 2013