PUBLICIDADE

Umidade relativa do ar deve continuar baixa em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Segundo Aviso Meteorológico Especial divulgado, hoje, pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre "Domingos Iglesias Valério", vinculado à Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso, até quarta-feira (12) as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar. De acordo com a previsão, nesse período, a umidade relativa do ar em todo o Estado deve ficar em torno dos 20%.

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões).

Os baixos índices de umidade relativa do ar causam uma série de problemas como complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Nessas condições, a recomendação da Organização Mundial de Meteorologia é de que sejam evitados exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE