O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), José Moreno, recebeu, ontem, manifesto de apoio assinado por 230 advogados e advogadas, conclamando o resgate à missão institucional da Ordem. O manifesto externa o apoio incondicional ao nome de Moreno, para liderar uma OAB-MT democrática, atuante, transparente e ética.
Com o título "Moreno Presidente: Renovação da OAB-MT", o documento destaca o desejo e o compromisso dos advogados com a missão institucional da OAB-MT, de ser referência de credibilidade perante à sociedade e, sobretudo, à classe da advocacia mato-grossense. Além disso, critica o aparelhamento político partidário da Ordem e o continuísmo antidemocrático, já que a entidade é comandada há 14 anos pelo mesmo grupo.
"A vocação democrática da OAB-MT precisa reacender os postulados de sua essência, consistentes nas dimensões social e classista. O aparelhamento político partidário da Ordem e o continuísmo antidemocrático e divorciado da tradição histórica de nossa Instituição tornam-se afronta à multidisciplinaridade da classe, com reflexos iníquos para a sociedade", diz trecho do manifesto.
Por fim, os advogados afirmam que esse é um momento de reflexão para toda a classe, e que a eleição de novembro é a grande oportunidade da mudança de rumos. "Defendemos uma OAB-MT livre para exercer com independência seu múnus público institucional", conclui o documento.