O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT) não aceitará mais petições iniciais em papel junto às nove varas trabalhistas de Cuiabá, a partir do próximo dia 21. A informação foi transmitida à diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e integrantes da Comissão de Direito do Trabalho e Direito Eletrônico pelo presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, e pelo juiz José Hortêncio Ribeiro Júnior.
Em parceria com a Seccional, o TRT/MT conta com um posto de atendimento instalado no setor de protocolo para auxiliar os advogados a utilizarem o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que será realidade nas varas do trabalho. O novo sistema processual já funciona na Segunda Instância e na Vara do Trabalho de Várzea Grande.
Durante o encontro foi ressaltado que os servidores do TRT/MT estão recebendo treinamento para atender os profissionais da advocacia da melhor maneira possível, assim como já foram treinados os funcionários da Sala da OAB/MT instalada na Justiça do Trabalho. Porém, é necessário que os advogados tenham os equipamentos necessários para atuar no PJe e programas corretamente instalados como, por exemplo, o Navegador Mozilla Firefox atualizado, além do certificado digital.
Participaram do encontro o presidente da Seccional, Cláudio Stábile Ribeiro, o secretário-geral, Daniel Paulo Maia Teixeira, a presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Cláudia Aquino de Oliveira, as integrantes da comissão Maria Cláudia de Castro Borges Stábile e Tânia Regina Faiad, e o presidente da Comissão de Direito Eletrônico, Eduardo Manzeppi.