O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop deve embargar pouco mais de 1,9 mil hectares de uma propriedade no extremo Noroeste de Paranatinga (431 km ao Sul de Sinop). O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização, Werikson Trigueiro, afirmou, ao Só Notícias, que, desde o flagrante de desmatamento ilegal, dia 25 de agosto, foram apreendidos 1.818 metros cúbicos de madeira em toras e mais 200 metros cúbicos, aproximadamente, de madeira em palanques e lascas, que foram encaminhadas para a prefeitura de Lucas do Rio Verde que ficou como fiel depositária.
Werikson explicou que o valor da multa a ser aplicada por conta do desmatamento ainda está sendo confirmado. No entanto, ele adiantou que a suspeita da atividade ilegal também ter atingido parte do Parte Nacional do Xingu, onde faz divisa, acabou não se confirmando. À época do flagrante, três maquinários e aproximadamente 800 metros cúbicos de madeira foram apreendidos, inicialmente. Onze pessoas foram flagradas no local. Todas foram encaminhadas para a Polícia Civil e devem responder processo administrativo no Ibama.
Conforme Só Notícias já informou, o desmatamento na área em Paranatinga foi descoberto duas semanas depois de outro ser sido flagrado em uma propriedade de Nova Ubiratã. Foram embargados 331,3 hectares e aplicada multa pouco superior a R$ 99 mil. Também foram apreendidos 127,9 metros cúbicos de madeiras em toras, 57 dúzias de lascas e 45 palanques de Itaúba, três tratores, uma pá-carregadeira, um caminhão e quatro motosserras.