Membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) participaram, hoje, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), de uma Reunião Extraordinária que teve como objetivo dar aos conselheiros a possibilidade de conhecer e tirar duvidas sobre o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra que segundo o representante da Secopa na reunião, Rafael Detoni Moraes, irá redesenhar todo o sistema de transportes e tráfego das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo Detoni, a obra irá, sem dúvida, melhorar a qualidade e segurança no transito das duas cidades e vai exigir estudos profundos por parte dos gestores no sentido de permitir e garantir benefícios como a integração com o transporte coletivo e de tarifas além da gratuidade, a revitalização de espaços, entre outros.
"Com a implantação do VLT, toda a rede de transporte coletivo será readequada. Uma nova rede de transporte está sendo redesenhada pelo setor visando a integração do serviço e o melhor atendimento ao cidadão", salientou.
A reunião foi presidida pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, e contou com a participação do representante do Consórcio do VLT, Ricardo Mastrangeli, responsável pela área ambiental do projeto.
Durante a reunião os conselheiros fizeram questionamentos sobre a segurança do VLT, projetos futuros de ampliação da rede, preservação do patrimônio histórico da área central de Cuiabá, já que a obra irá exigir o alargamento de trechos da Prainha, ações de educação ambiental, integração com o transporte coletivo, tarifas, readequação das calçadas, implantação de áreas para estacionamento, desapropriação e outras.
O assessor da Secopa explicou estudos profundos em vários segmentos visando atender as necessidades da população, inclusive com a criação de espaços de estacionamento, melhorias no calçamento em especial da Prainha e Av. Fernando Correa já estão sendo realizados pela Prefeitura de Cuiabá visando a revitalização de áreas próximas ao Morro da Luz e Igreja Nossa Senhora do Rosário que irão sofrer modificações em razão das obras do VLT. Detoni detalhou alguns pontos relacionados às obras como intervalo entre estações e terminais; aumento de calçadas em determinados trechos e outros.
Em relação aos projetos ambientais, o representante do Consorcio VLT disse que ao todo o projeto possui 17 subprogramas relacionadas à educação ambiental, comunicação social e campanhas e que existe um cuidado no desenvolvimento de campanhas junto a comunidade.
VLT – O Veículo Leve sobre Trilhos será implantado no canteiro central nos itinerários CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro, o que totaliza cerca de 22,2 km. O volume de ônibus que circula pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até as estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central.
Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), além de 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá. O eixo Coxipó – Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.
AUDIENCIA PÚBLICA – A população terá a oportunidade de conhecer todos os detalhes do projeto do VLT, da obras e seus impactos, nas três Audiências Públicas já marcadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para o próximo dia 20 de setembro.
Em Cuiabá, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-MT, a Audiência Pública será às 8 horas, e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no bairro Chácara dos Pinheiros, na Grande Coxipó, às 14 horas. Em Várzea Grande, a Audiência Públicas vai acontecer no Hotel Ritz Pantanal, às 19 horas.
Nas Audiências Públicas, os representantes do Consórcio VLT estarão apresentando o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e o Estudo de Impacto de Vizinhança e respectivo Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV-RIV).
Esses documentos, após as Audiências Públicas – e com as observações e contribuições da sociedade -, serão analisados por uma equipe multidisciplinar formada por técnicos da Sema, e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.