O Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed) anunciou, ontem, que começará a coletar assinaturas para um elaborar um projeto de lei de iniciativa popular contra as gestões das Organizações Sociais de Saúde nos hospitais e unidades públicas. O objetivo é revogar a resolução que aprovou o novo modelo de administração.
A coleta de assinaturas não tem prazo para encerrar. A resolução aprovando o novo modelo de gestão, conforme consta em Diário Oficial do Estado, foi assinada em 27 de abril de 2011 pelo então secretário Estadual de Saúde e deputado federal Pedro Henry e homologada pelo governador Silval Barbosa.
Atualmente, os hospitais Metropolitano (Várzea Grande) e regionais de Cáceres, Sorriso, Colíder e Alta Floresta são administrados por instituições não governamentais. Nestas duas últimas unidades, conforme Só Notícias informou, o Governo do Estado está desenvolvendo novos chamamentos públicos após problemas que levaram à anulação de contrato com a primeira vencedora. Em ambas a administração é feita em caráter de urgência por um outro instituto.
Em Sinop, também já houve a definição da organização social de saúde. No entanto, o hospital continua fechado. Há expectativas de início de funcionamento em outubro.