Cuiabá registrou, ontem, por volta das 14h, a temperatura mais alta do ano e índice de umidade relativa do ar em estado de emergência. Segundo o 9º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram os piores índices já registrados no município. A temperatura chegou a 40,3ºC na sombra e a umidade atingiu 12%. A sensação térmica foi superior a 42ºC na região central.
Ainda segundo o órgão, a umidade do ar vem registrando índices inferiores a 17% (estado de alerta) desde o dia 14 de agosto, com exceção aos três dias onde uma massa de ar fria atingiu o Estado, na semana passada. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquiesas Espaciais (CPTEC/Inpe), não há previsão de chuva na capital, até o domingo. Não chove em Cuiabá há mais de 70 dias. A temperatura durante a semana deve ficar na casa dos 38ºC e a umidade relativa do ar abaixo de 20%.
A recomendação, segundo o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Osmar Amélito, é evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos entre às 10h e às 16h. “Além disso, caso a umidade fique abaixo de 10%, nós teremos a suspensão das aulas. Já emitimos uma nota para as direções das escolas, que estão informadas quanto a isso. Estamos no limite e daqui pra frente outras medidas poderão ser tomadas”.