Sol forte, muito calor, tempo firme e baixa umidade relativa do ar. É o que o mato-grossense pode esperar a partir de hoje, com a volta de uma grande massa de ar seco que cobrirá todo o Estado. A umidade do ar que tinha atingido mais de 50% no começo da semana, terá uma queda considerável, voltando para a casa dos 30%. Já a temperatura, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), pode atingir os 40º C em algumas regiões do centro-norte.
Em Sinop, a temperatura deve ficar na casa dos 36º C e a umidade relativa do ar, abaixo dos 40%. Já em Sorriso, a máxima pode apontar 39ºC e sua umidade atingir índice menor que 20%, entrando em estado de alerta. Em Lucas do Rio Verde, a temperatura também ficará alta, na casa dos 38ºC e registrar índices de umidade do ar menores que 30%. Nova Mutum pode registrar as maiores temperaturas, chegando a atingir, ou até mesmo ultrapassar, os 40ºC fazendo com que a umidade relativa do ar despenque e fique abaixo dos 20%. Em Alta Floresta, os termômetros devem ficar entre os 37ºC e a umidade na casa dos 40%.
O Inpe aponta que o Estado continua sem previsão de chuva, o que aumenta ainda mais a chance de focos de incêndio pela falta de umidade no ar e no solo, que favorecem a ocorrência de queimadas, que já são comuns nesta época do ano. A Defesa Civil continua fazendo alertas e pedindo à população que tornem como hábito alguns cuidados como o uso do protetor solar, umidificar o ambiente, beber bastante água e evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e às 16h, para evitar problemas causados pela baixa umidade relativa do ar.