O Centro de Monitoramento de Risco e Desastre "Domingos Iglesias Valério", da Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso, divulgou Aviso Meteorológico Especial, sobre a Umidade Relativa do Ar para o Estado, de hoje até segunda-feira (27). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado à Secretaria Nacional da Defesa Civil, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, em torno de 20%, para o Estado de Mato Grosso, entre os dias 25 e 27.
No domingo (26), haverá queda significativa de temperatura no sudoeste do Estado, inclusive em algumas áreas da capital Cuiabá. A Umidade Relativa do Ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para saber como o tempo se comportará (fazer previsões).
Com a queda na Umidade Relativa do Ar, alguns problemas podem ocorrer como complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Com a previsão da Umidade Relativa do Ar em torno dos 20 %, as recomendações da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) é de que sejam evitados os exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; consumir água à vontade, entre outros.