Uma equipe da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) está realizando trabalho de panfletagem e comunicação individualizada com cada comerciante em toda a extensão da Avenida da FEB, em Várzea Grande. A avenida será parcialmente interditada nos próximos dias e ficará seis meses com o seu fluxo de veículos reduzido. No sentido Várzea Grande-Cuiabá, circularão apenas os veículos do transporte coletivo. No sentido contrário (Cuiabá-Várzea Grande), o fluxo continuará normal neste primeiro momento.
O objetivo deste trabalho é informar adequadamente os cidadãos e os comerciantes sobre as intervenções necessárias para as obras de mobilidade urbana, que irão adequar a Grande Cuiabá para o maior evento de sua história, a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.
O secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, comentou sobre o início das intervenções e ressaltou que a Secopa está à disposição de todos os moradores para sanar dúvidas sobre as obras da Copa. "Nós queremos que todos os comerciantes, moradores, motoristas, enfim que toda a sociedade saiba das interdições e das mudanças que vão ocorrer no hábito de cada um. O Governo do Estado está preparando um legado que ficará para a história de Mato Grosso e por isso pede a compreensão de todos", afirmou o secretário.
Além da panfletagem, que se estenderá até o final de semana, a Secopa, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e o consórcio responsável pelas obras do VLT também providenciarão faixas e placas de sinalização horizontal e vertical sobre a interdição na avenida e as rotas alternativas.
Para o gerente administrativo de uma concessionária de veículos localizada na avenida da FEB, João Batista Freitas, as obras de mobilidade urbana e a implantação do VLT serão de extrema importância para reestruturar o trânsito da grande Cuiabá. "Devido à vinda da Copa do Mundo para Cuiabá uma série de ações estão sendo feitas para melhorar a infraestrutura. As obras da construção do VLT serão muito importantes para melhorar o trânsito e o transporte público para a população", comentou o gerente.
Freitas ainda aponta que a concessionária já está se adequando para receber o os clientes pela avenida 31 de Março. "Já sabíamos das obras há algum tempo, com isso estamos adaptando a entrada de veículos pela avenida 31 de março. Esperamos compreensão da população e dos clientes", finalizou o responsável pela empresa.
Para Eliana Batista, gerente de vendas de um posto de gasolina, a implantação do VLT será benéfica para todos. "Com a construção do VLT a cidade, comércio e o turismo irão se valorizar. Teremos um transporte mais rápido e com ar condicionado, vou poder chegar mais rápido em casa. Hoje não consigo usar o transporte público, quando saio do trabalho os ônibus estão lotados e prefiro ir andando", concluiu a gerente.
Obra
Para adequar o trânsito e preparar as avenidas para receber o VLT será construída uma trincheira na rotatória do KM Zero que terá 384 metros de extensão. A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e uma via permanente do VLT.
Outra intervenção na avenida está prevista para iniciar até a primeira quinzena do mês de setembro. Será a construção de uma trincheira no trevo de acesso ao bairro Cristo Rei, entroncamento com a Avenida Dom Orlando Chaves, também na cidade industrial.
Rota Alternativa
O motorista que estiver seguindo de Várzea Grande para Cuiabá deverá acessar a rota alternativa pela Avenida 31 de Março até a Rua Isabel Pinto, seguindo até o encontro com a Avenida Dom Orlando Chaves e depois acessar o trecho da avenida Sebastião Oliveira-Doutor Paraná, que dá acesso à ponte Sérgio Motta. Quem quiser retornar à avenida da FEB segue pela Alameda ou pode acessar a avenida Beira Rio (Cuiabá) pela ponte Sérgio Motta.