PUBLICIDADE

Umidade do ar no Nortão se aproxima dos 30% no "estado de atenção"

PUBLICIDADE

A região Norte do Estado continua sofrendo com a falta de chuva, clima seco e também a baixa umidade relativa do ar. No decorrer da semana, uma forte massa de ar seco e quente continuará sobre a região, segundo o ClimaTempo, garantindo mais dias de sol forte e umidade do ar em níveis críticos. Não há previsão de uma variação no clima.

Apesar de continuar com a umidade relativa do ar baixa, a região não atingirá índices considerados de “estado de alerta”, como aconteceu em Cuiabá, por exemplo, que chegou a registrar 16%, esta semana. O Nortão permanece um pouco acima dos 30%, o que também preocupa, mesmo não entrando em estado de alerta ou emergência, afinal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o índice aceitável é de 60%. Entre 20% e 30%, se encontra em estado de atenção. Entre 12% e 20%, estado de alerta e, abaixo de 12%, estado de emergência.

Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a umidade relativa do ar em Sinop fica entre os 37% até o domingo. Em Sorriso, ela ficará em 35%. Em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, são registradas as mais baixas, chegando atingir índice de 33%. Já em Alta Floresta, o Inpe aponta 40%. Em todas as cidades, a probabilidade de chuvas é zero. Conforme Só Notícias já informou, Sinop está há mais de cem dias sem chuva.

A Defesa Civil continua fazendo alertas à sociedade para que sejam tomadas algumas medidas de segurança como o uso do protetor solar, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, beber bastante água e evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e às 16h. Além de cuidados com as queimadas, que são frequentes nesta época.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE