A Corregedoria-Geral de Justiça em Mato Grosso aponta pouco mais de 43 mil processos em tramitação em três das principais cidades do Norte e Médio-Norte. Na comarca de Alta Floresta, levantamento com números atualizados até maio, mostra que “correm” atualmente cerca de 18,4 mil ações cíveis e criminais; em Lucas do Rio Verde 14,9 mil e Nova Mutum, 10,2 mil. Juntos eles correspondem a cerca 4,6% de todos os processos que “circulam” em Mato Grosso.
O levantamento aponta que dos processos em tramitação na comarca alta-florestense, 1,9 mil correspondem a ações criminais, com a maioria na quinta vara. Na luverdense, os relacionados a crimes atingem 3 mil, com grande parte na quarta vara. Já na mutuense este número chega a 1,8 mil, sendo grande parte também concentrada na segunda vara. Os demais são referentes a área cível.
Conforme Só Notícias já informou, na comarca de Sinop, o balanço mostra que tramitam 39,1 mil ações. Destas, pouco mais de 7 mil são criminais, estando divididos entre as primeira e segunda varas criminais. Já em Sorriso, o volume é de 22,7 mil. O número de relacionados a crimes atinge cerca de 4,1 mil, estando a maioria na quinta vara.
Números gerais da corregedoria apontam que em todas as comarcas do Estado, nas quatro entrâncias, o número de processos atinge 947,1 mil. Destes, 202,5 mil estão concentrados nas comarcas de terceira entrância, como Sinop e Sorriso. Somente os criminais somam pouco mais de 654 mil. Atualmente, Mato Grosso tem 279 juízes em atividade.