Cuiabá registrou, ontem à tarde, a menor umidade relativa do ar do ano. Por volta das 16h, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) apontou que a umidade estava em apenas 15%.
Segundo o 9º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice foi o menor registrado em 2012. Até então, o menor era de 19%, registrado no dia 1º de agosto. O órgão ainda informou que de 12% a 20% a umidade relativa do ar fica em estado de alerta.
Conforme Só Notícias informou, alguns cuidados são indispensáveis nesse período, como o uso de protetor solar, evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h, beber bastante água, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água e evitar lugares aglomerados.
A falta de umidade no ar e no solo favorecem a ocorrência de queimadas, que já são comuns nesta época do ano. E ontem, durante o horário em que foi registrado a menor umidade do ano, um incêndio destruiu 40% de uma área de floresta às margens da avenida Miguel Sutil, uma das mais movimentadas de Cuiabá. Cerca de 20 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram consumidos pelas chamas. A extensão total da área é de 50 hectares. A capital está há 50 dias sem registro de chuvas.