Instituições de ensino dos municípios de Sinop e Santa Carmem recebem a visita da equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), de 20 a 24 de agosto. As fiscalizações foram requisitadas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) para avaliar as condições de acessibilidade dos prédios de duas faculdades particulares e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)localizados nas duas cidades.
Em Sinop ainda será fiscalizado o prédio do restaurante "O Colonial" com o objetivo de avaliar as condições estruturais, em especial o telhado e verificar se houve reformas ou alterações estruturais na edificação.
Para o coordenador da FPI, Reynaldo Magalhães, as ações desenvolvidas preventivamente tem "como objetivo oferecer uma fiscalização orientativa, planejada, que promova a segurança dos cidadãos", disse. Somente esse ano já foram fiscalizados mais de 251 estabelecimentos em Cuiabá, várzea Grande e cidades do interior de Mato Grosso, em parceria com o Ministério Público Estadual e Federal; Corpo de Bombeiros; Procon; Vigilância Sanitária; Conselhos Profissionais como Coren, Cress, CRP, CRF, CRO, CRM, CRN, Crefito e Cref; Juizado da Infância e Juventude; Juizado Volante Ambiental; Prefeituras e profissionais liberais.
Coordenador pelo Crea-MT, participam das ações em Sinop e Santa Carmem profissionais do Conselho e um engenheiro civil indicado pelo MPE. Após o término das fiscalizações será elaborado um relatório com as inconformidades encontradas. O relatório será entregue ao MPE em até sete dias após o término da fiscalizações.