Agentes, assistentes e auxiliares penitenciários devem decidir, hoje, se deflagrarão greve em Mato Grosso. A assembleia está prevista para ocorrer a partir das 16h, em Cuiabá, e discutirá os resultados das reuniões entre governo estadual e o Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso.
A categoria busca entrar em acordo com Secretarias de Estado de Administração e de Justiça quanto a uma pauta de reivindicações composta por cerca de 30 itens, sendo que pagamento de adicional de insalubridade, aumento de efetivo e reajuste na tabela salarial são considerados os pontos críticos. Há ainda questões relacionadas a melhorias de condições de trabalho nos estabelecimentos penais, saúde dos profissionais e outras mudanças técnicas.
Conforme Só Notícias informou, o quadro geral de servidores do sistema penitenciário de Mato grosso atinge aproximadamente 2,2 mil pessoas. O reajuste salarial proposto é de forma progressiva (2012 a 2014), sendo de 20% no primeiro ano, 25% no segundo e 30% no último, seguindo um trabalho de recomposição dos últimos dez anos e que não teriam sido aplicados.
Quanto ao pagamento do adicional de insalubridade, a categoria aponta que a lei complementar foi aprovada em 22 de dezembro de 2011 e tinha como prazo 180 dias para ser cumprida, no entanto, desde o dia 22 de junhos até o momento os servidores não estariam recebendo o adicional.