O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) passa a atender em novo endereço, na rua das Garapeiras nº 713, no Parque do Sol, a partir desta semana. A construção da sede própria foi iniciada em 2011 e possui 395 metros quadrados. A obra foi orçada em R$ 405 mil de recursos próprios.
Atualmente são atendidas 2.356 famílias em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilidade de vínculos afetivos, sendo a porta de entrada para os serviços sócio assistenciais oferecidos pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas). "O local é amplo e oferecerá mais conforto às pessoas que buscam os serviços da área de assistência social do município", afirma a assessora técnica da secretaria de Assistência Social, Janete Aparecida Soares.
O Cras conta ainda com salas para atendimento ao público especializado feito pela equipe multiprofissional composta por uma assistente social, psicóloga e pedagoga, que atuam em espaço específico e individual; cozinha industrial e auditório com capacidade para 50 lugares, que dispõe de acessibilidade em todos os ambientes.
Entre os serviços educativos por meio de programa estão: fortalecimento de vínculo para crianças de zero a seis anos; Peti para crianças de 7 a 14 anos; Projovem para adolescentes de 15 a 17 anos; Serviço de convivência para idosos e pessoas com deficiência; capacitação e inclusão produtiva, entre outras ações.