Os moradores da Estrada Jacinta estão bloqueando, neste momento, parte da estrada que dá acesso ao lixão municipal. Eles retomaram o protesto argumentando que a prefeitura não cumpriu compromisso de apagar o fogo que causa fumaça insuportável e muito mau cheiro. Só é impedida a passagem dos caminhões que transportam lixo doméstico. Durante reunião, na última terça-feira, com moradores, sitiantes e o secretário de Meio Ambiente Rogério Rodrigues, foi fechado acordo com a prefeitura se comprometendo a apagar o fogo. Mas o fogo continua se alastrando. Eles bloquearam a via na terça, mas liberaram ontem após ser firmado acordo para resolver o problema.
“Vieram ontem aqui com um caminhão pipa, mas não adiantou, o fogo continuou e não voltaram mais. Hoje, vi máquinas paradas lá pra baixo, e ao que tudo indica estão paradas por falta de gasolina. Nem chegamos a desbloquear a estrada, a prefeitura não cumpriu com o combinado, então vamos continuar impedindo o acesso a esse lugar”, informou uma fonte, ao Só Notícias. Eles pretendem continuar bloqueando a passagem dos caminhões até que acabe a fumaça.
Foi aberta uma vala, ontem, pela prefeitura, para ser jogado o lixo que chega. Mas não foi suficiente e logo estava lotada. Para contornar o problema, o lixo doméstico estaria sendo levado para alguma outra área.
Outro lado
A assessoria informou que o fogo deve ser cessado até o final de semana. Um espaço, na estrada Adalgiza, já foi disponibilizado pela prefeitura para o lixo que chega ser jogado, deixando assim, o Lixão Municipal liberado somente para o controle do foco. “A Secretaria de Obras está com sete funcionários fazendo o serviço no local, com caminhões pipas e caçambas e até a volta do secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, que está em Brasília, protocolando o projeto do aterro sanitário, o problema deve ser normalizado”, confirmou a assessora.
(Atualizada às 18h)