PUBLICIDADE

Maiores municípios de MT iniciam elaboração do Planejamento Estratégico

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciou, hoje, a primeira aula de capacitação para servidores dos oito municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI e que estão iniciando a elaboração do planejamento estratégico. A aula foi ministrada pelo assessor especial de Apoio aos Fiscalizados, Irapuan Noce Brazil e pela professora Elisabete Queiroz e transmitida via satélite para os municípios de: Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Barra do Garças através do Programa de Ensino à Distância – EAD. Servidores das prefeituras: de Cuiabá e Várzea Grande participaram da aula inaugural que aconteceu no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT.

Nesta primeira fase dos trabalhos, a equipe orientadora do TCE-MT estará estimulando os gestores municipais na construção da identidade do município. " É preciso discutir a perspectiva de futuro dos municípios do ponto de vista do desenvolvimento econômico. Para planejar é preciso avaliar o cenário atual, as forças, fraquezas e ameaças", disse a professora e consultora do TCE-MT, Elisabete Queiroz.

Ao todo, serão realizados cinco cursos à distância entre os meses de agosto a novembro e mais seis encontros entre as equipes municipais e os técnicos do Tribunal de Contas. Nesta primeira aula foi feita uma apresentação do PDI e discutido o cronograma de atividades do projeto. Também foi feita uma apresentação da metodologia e conceitos de identidade organizacional, análise de cenários e série histórica para diagnóstico.

O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos dos oito municípios no dia 25 de junho deste ano. De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013, os vinte maiores municípios mato-grossenses terão planejamento estratégico.

Uma das principais ações do PDI é fomentar a prática do Planejamento Estratégico de longo prazo por parte dos gestores. O Planejamento Estratégico de longo prazo já é utilizado pelo TCE-MT desde 2006 e, de acordo com o presidente, José Carlos Novelli, "o instrumento tem trazido resultados positivos". A proposta é que estas unidades gestoras começem a se basear em um planejamento de no mínimo cinco anos.

Além dos softwares do Planejamento Estratégico, estão sendo disponibilizados o acesso ao sistema Geo-obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a sessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos. De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013 os cursos de capacitação oferecidos aos gestores terão foco para 20 municípios do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Superior Tribunal de Justiça autoriza cultivo de cannabis no Brasil para fins medicinais

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ)...

Professores da Unemat integrarão Frente Parlamentar Ambientalista na Câmara dos Deputados

Os professores doutores em Ecologia da Universidade do Estado...

Mato Grosso é selecionado para projeto de remição de penas pela leitura

Foi lançado hoje o projeto-piloto “Mentes Literárias: da magia...
PUBLICIDADE