Os preparativos das rotas de desvio para a construção da trincheira do KM Zero, na avenida da FEB, em Várzea Grande, começam a ser executados nesta quarta-feira (1º). É a primeira obra de mobilidade urbana a ser iniciada no conjunto de implantação do modal de transportes VLT, que terá 23 km de extensão, com dois eixos: Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó.
Um grupo de engenheiros do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande percorreu as avenidas que compõem os dois eixos do modal e definiu as rotas de desvios que foram apresentadas e aprovadas pela Prefeitura de Várzea Grande. "No contrato do VLT a responsabilidade de preparar as rotas de desvio está por conta do consórcio vencedor, assim como a negociação para a solução das obras de interferências. Estamos começando efetivamente as obras conforme anunciado pelo governador Silval Barbosa", disse o secretário Maurício Guimarães.
A trincheira que será construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB, na rotatória do KM Zero, terá 384 metros de extensão. A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e uma via permanente do VLT.
As intervenções começam pela sinalização horizontal e vertical, tratamento de vias e adequações nos canteiros. Inicialmente há previsão de interdição somente na via que faz o tráfego Várzea Grande/Cuiabá. Para isso foi definida como rota de desvio a Avenida 31 de março até a Rua Isabel Pinto, seguindo até o encontro com a Avenida Dom Orlando Chaves e depois acessa o trecho da avenida Sebastião Oliveira-Doutor Paraná, que dá acesso a Ponte Sérgio Mota, dando duas opções para os motoristas, quem quiser retornar à avenida da FEB segue pela Alameda ou pode acessar a avenida Beira Rio (Cuiabá) pela ponte Sérgio Mota.
No sentido contrário, Cuiabá/Várzea Grande, a pista continua liberada para tráfego normalmente.
Quatro intervenções viárias do projeto de implantação do VLT estão previstas para iniciar no mês de agosto. A primeira frente de trabalho prevê a construção da trincheira da Avenida 31 de março no entroncamento com avenida da FEB, rotatória do Km Zero, em Várzea Grande. A segunda será na FEB com a construção de uma trincheira no trevo do bairro Cristo Rei, entroncamento com a Avenida Dom Orlando Chaves, também na cidade industrial.
As próximas intervenções ocorrem na Avenida Fernando Corrêa da Costa, com a construção de dois viadutos, um no trevo da UFMT e outro no entroncamento da Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) na entrada do bairro Parque Cuiabá. Serão duas obras no Eixo 1 – ‘Aeroporto/CPA" e duas no Eixo 2 – ‘Centro/Coxipó).