Representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estarão em Paranaíta, nesta quarta e quinta-feiras, visitando as obras da usina Teles Pires. Na ocasião, será assinado o Termo de Adesão ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção e estabelecido um prazo para sua implementação nas obras, que contam atualmente com 3,8 mil trabalhadores diretos.
De acordo com a assessoria, antes da assinatura do termo serão feitas reuniões com sindicatos de trabalhadores e de empregadores para discutirem questões relacionadas à representação no local de trabalho, comissão de saúde e segurança, recrutamento, contratação e qualificação da mão-de-obra, entre outras diretrizes que integram o acordo.
Além da Secretaria-Geral e do Ministério do Trabalho, o grupo contará com representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Pará (Sintrapav/PA), Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Pesada e Afins do Mato Grosso (Sintecomp/MT), Federação Nacional dos
Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Fenatracop), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção (CNTIC), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon) e Odebrecht.
A agenda de implantação do Compromisso Nacional em grandes obras começou em junho deste ano, com a usina de Belo Monte, no Pará.
A Hidrelétrica Teles Pires está sendo construída desde agosto do ano passado na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). Com previsão de entrar em operação no início de 2015, a obra contará com investimentos superiores a R$ 3,3 bilhões e terá potência instalada de 1.820 megawatts, o suficiente para abastecer uma população de 2,7 milhões de famílias.