Moradores e sitiantes trancaram, esta manhã, o tráfego na Estrada Jacinta, na altura da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, protestando contra a fumaça colocada no lixão municipal (onde a prefeitura deposita o lixo recolhido na cidade). Eles atravessaram carros e trator na via impedindo a entrada dos caminhões que transportam resíduos domésticos. Ônibus de transporte escolar e veículos particulares transitam normalmente.
O protesto não tem hora para acabar. “Queremos, principalmente, que o fogo seja apagado. Estamos sendo sufocados com a fumaça. Queremos que sejam enviados os caminhões dos bombeiros. Mas tem que usar tratores de esteira também porque é muito fogo e fumaça. Estamos, nos últimos dias, respirando fumaça com cheiro forte de plástico e outros resíduos”, disse uma fonte de Só Notícias. O vento também leva fumaça para a região do aeroporto diminuindo a visibilidade para pousos e decolagens.
Eles também cobram implantação de aterro sanitário e que muitos resíduos deixem de ficar a céu aberto, uso de mantas específicas para enterrar o lixo novamente e não deixar exposto e que a coleta do lixo hospitalar não seja mais enterrada neste local e sim destinada a Cuiabá como ficou definido, anteriormente, quando houve outro manifesto.
Outro lado
O secretário de Obras, Alberto Protáceo, esteve no local, há instantes, conversando com os manifestantes e ouvindo as reivindicações e tentando liberar a passagem dos caminhões com lixo.
O secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues disse, em entrevista coletiva, esta manhã, que a prefeitura vai, “de imediato” apagar o fogo “Creio que até amanhã, temos condições para resolver o problema”. O secretário informou que já fez contato com os moradores e que, à tarde, será feita reunião. Ele considerou que o manifesto, segundo ele, de forma correta. “Apoiamos essa atitude e vamos resolver o problema. Ainda existem muitos catadores que ateiam fogo não só nos lixões, mas em vários lugares da cidade, são infelizmente, vândalos. Por isso, achamos correto o manifesto e vamos focar primeiramente para atendê-los”, declarou.
(Atualizada às 13:35h)