A Associação Protetora dos Animais de Sinop (APAMS) está com 120 cachorros e gatos para adoção. O número já chegou a ser maior e, cerca de 60% das pessoas que procuram adotar animais, preferem cães. No site da entidade, estão disponíveis informações das raças, idades, tamanho e fotos. Quem quiser adotar pode preencher formulário de adoção, clicando ao lado da foto do animal que mais gostou e enviando um e-mail. Uma voluntária da entidade entrará em contato e agendará visita em sua residência – requisito é obrigatório. A voluntária verificará se todos na casa querem a adoção, se há espaço para o animal, se o quintal é cercado ou murado, enfim, se há condiçõs de se ter um animal naquele ambiente.
O próximo passo é agendar uma visita do interessado em adoação para verificar se é o animal que o adotante gostaria. “Será feito um termo de adoção e descritas as responsabilidades do adotante. É cobrada taxa de ajuda, mas que pode ser substituída por outro tipo de doação de cada pessoa que for adotar.
Em entrevista ao Só Notícias, a secretária Débora Caroline Cora, explicou que a maior dificuldade hoje da entidade, é a falta de dinheiro. “Falta muita coisa, conseguimos manter os animais bem cuidados, é verdade, mas precisamos sempre de doações, do que for – ração, medicamentos, produtos de limpeza, vasilhas, roupas, qualquer tipo de ajuda é realmente bem-vinda. Trabalhos com conta bancária pra quem quiser estar depositando. Temos uma parceria com o banco, se a pessoa não quiser ficar depositando sempre, é só fazer um cadastro que cairá em débito a quantia desejada a doar, todo mês. Todos os animais que chegam até nós, passam por veterinários e se estiverem doentes, são tratados, portanto há um custo, por isso precisamos muito das doações de voluntários”, detalhou.
Quem estiver interessado em ajudar pode manter contato com a Apams no fone 9911-1177. A APAMS fica localizada na Avenida Cascavel, 169, Setor Industrial e o horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h30 às 17h30.